terça-feira, 21 de abril de 2015

Uma ilustre visita


                No dia 17 de abril, a BE da Escola Secundária teve o prazer de receber nas sias instalações o Dr. António Vermelho do Corral, uma figura sobejamente conhecida do concelho.

                Após uma visita guiada ao espaço em que funciona a biblioteca, da responsabilidade da professora bibliotecária, o Dr. Vermelho do Corral ofereceu, simpaticamente, três obras da sua autoria que vêm enriquecer o nosso espólio, a saber: Quinta-feira da Ascensão, Quinta-feira da Espiga. Festa do Leite; Medicina Popular Tradicional – Religião, Superstições na Cultura Ribacundana (vol. II) e Processo Ritual e Tradição em Portugal a partir da Cultura da Zona de Riba Côa - Figueira de Castelo Rodrigo (vols. I e II).

"Palavras do Mundo em Cartaz"


                O Agrupamento irá participar no concurso “Palavras do Mundo em Cartaz”, uma iniciativa do PNL, participação essa enquadrada e subordinada ainda ao tema da Semana da Leitura.

Semana da Leitura 2015

     Mais uma vez, a Semana da Leitura foi comemorada no agrupamento através da realização de várias atividades. Este ano aproveitámos o ensejo para celebrar também o Dia Mundial da Poesia.
     Começámos por ler, no dia 13 de março, o livro Frederico à turma do pré-escolar da Casa de Freguesia de Escalhão. Os alunos ouviram atentamente a história, recontaram-na e com plasticina moldaram ratos e alguns dos elementos da natureza referidos na história. Observámos com imenso agrado o interesse manifestado pela docente para se integrar nas atividades de leitura dinamizadas pela BE.

     No dia 17, todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário foram envolvidas no projeto Todos a LER. Assim, leram, no início de cada uma das aulas lecionadas, um poema selecionado pela equipa da biblioteca. O feedback da atividade foi positivo, tanto da parte dos docentes como dos alunos, alguns dos quais foram de imediato requisitar obras de onde tinham sido retirados os poemas.
     No dia 19, os alunos do pré-escolar da Vermiosa e da Reigada, aproveitando a deslocação às atividades dos Dia das Ciências, ficaram o resto do dia connosco. Almoçaram na cantina e, depois de se juntarem a nós os alunos do pré-escolar de Figueira, leram o livro Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares e recontaram-no. Posteriormente, procuraram entre as estantes e os expositores uma imagem colorida dos animais que participaram na ação. De seguida pintaram uma imagem ampliada correspondente àquela que encontraram, a qual foi colocada dentro do ovo. Terminadas as atividades de leitura, o esforço dos alunos foi recompensado com a degustação de um belo lanche confecionado pelos alunos do CEF-PP2.

     Os pais foram igualmente convidados para participaram na iniciativa, contando belas histórias à turma dos seus educandos, nomeadamente nas turmas A e B do 2.º e 3.º anos e A do 4.º ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo nas turmas do 3. º A B, 4.º A, 2.º A e B e pré-escolar.

     Por outro lado, às turmas do 1.º e 2.º ciclos foi lançado o desafio de construírem textos para colaborar no projeto História da Ajudaris. Algumas aceitaram o repto, pelo que foram enviados quatro textos, para um deles ser selecionado e integrar uma obra cujos proventos reverterão a favor da obra da instituição.
     Por seu turno, as turmas B e C do 8.º ano e A do 9.º elaboraram poemas alusivos ao tema da Semana da Leitura, tendo esta última produzido ainda um cartaz com palavras que são quase desconhecidas e a do 10.º C outro com arcaísmos. Estes trabalhos forma expostos na BE.

     O Mural de Escrita, subordinado ao tema da Semana, procurou desenvolver a competência da escrita, a criatividade e o espírito crítico, propondo aos alunos que escrevessem sobre a sua palavra preferida ou sobre a importância das palavras.

     Por último, a Equipa da Biblioteca Escolar promoveu uma exposição do fundo documental, dando realce a livros das várias áreas e de vários suportes e também ao fundo documental relacionado com a poesia.