terça-feira, 8 de maio de 2012

Livro favorito: "O Diário de Anne Frank"


     O livro que eu mais gostei de ler até hoje foi O Diário de Anne Frank. Eu gostei muito de ler este livro porque é um retrato quase perfeito da rejeição e do sofrimento a que os judeus foram expostos, pelo regime nazi, durante a 2.ª Guerra Mundial.
     Este livro é um diário que foi escrito por uma menina judia, chamada Anne Frank. No início do livro, Anne escreve no seu diário todas as vivências do seu dia-a-dia, até que a 2.ª Guerra começou e, a partir daí, passa a escrever sobre o quotidiano no Anexo Secreto, onde ela e a família estavam escondidos para não serem capturados pelo regime nazi. É a partir deste ponto que nos é dada a conhecer a realidade do grande sofrimento que os judeus sofreram ao longo daquela guerra. Na parte final do livro, Anne e a sua família são capturados e «encaminhados» para campos de concentração onde acabarão por todos por morrer, exceto o seu pai (foi ele que publicou a obra).
     Apesar de este livro acabar de uma forma pouco feliz, é fantástico pois através dele podemos «viver» a 2.ª Guerra Mundial.
Luís Lopes, 10.º A

Livro favorito: "Lucky Luke"

     O meu livro é uma banda desenhada chamada Luxky Luke.
     Esta coleção fala de um cowboy chamado Lucky Luke que se mete em aventuras perigosas, no velho oeste dos Estados Unidos.
     Prende grandes foras-da-lei da história dos Estados Unidos, como os Dalton, Jesse James ou Billy The Kid. Ele prende-os sem matar ninguém, pois dá tiros mais rápido que a sua sombra.
     Quando Lucky Luke era pequeno, um gangue matou os seus pais e a partir desse dia tornou-se cowboy.
     Gosto dessa banda desenhada porque é engraçada e tem uma parte de verdade.

Rafael Seco, 7.º B

Livro favorito: «P.S. I Love You»

     Ao longo da minha vida já li alguns livros, mas o que considero mais bonito e mais especial tem como título P. S. I Love You. Destaco esta narrativa por ser um romance especial e que tocou a minha sensibilidade.
     Trata-se de um casal aparentemente normal, que tem momentos bons e momentos menos bons. Este casal discute como todos os outros casais, mas especialmente todas as manhãs. O homem deste casal sabe que tem uma doença, mas esconde-a da esposa, acabando ele por falecer.
     Quando se encontra sem ele, a esposa entra em desespero, mas, como já previra isso, deixou tudo planeado para que o sofrimento dela seja menor e para que se anime. Ele deixou uma carta para cada mês, onde lhe dizia o que deveria fazer para que tudo corresse bem, inclusive deixou-lhe umas férias marcadas para que ela pudesse descansar e abstrair-se dos problemas do dia-a-dia. Deste modo ela acaba por superar a morte do seu mais que tudo.
     Gostei muito deste romance porque é uma bonita história de amor e mostra que, mesmo havendo problemas na relação, o amor supera tudo. Foi a melhor história que li até agora, aconselho-a a todos(as) os (as) sentimentalistas que gostam de uma boa história de amor, e para quem não sabe, é, de certa forma, uma definição da palavra «amar».

Inês Guerra, 9.º B

Dia do Livro e dos Direitos de Autor


     Mais uma vez, o Agrupamento comemorou o Dia do Livro e dos Direitos de Autor. Nesse sentido foram dinamizadas diversas atividades, dentre as quais se destacam as seguintes:
  • Disponibilização, nas duas bibliotecas, de um mural de escrita alusivo ao tema "O livro é...";
  • Produção de textos pelos alunos, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, a partir do mote «O meu livro preferido...», iniciativa em que participaram alunos dos 7.º, 9.º e 10.º anos de escolaridade , tendo aqueles sido expostos no espaço da biblioteca;
  • Encontro com a escritora Teresa Reis Duarte, iniciativa organizada em colaboração com a Biblioteca Municipal, atividade antecedida pela leitura prévia, nas aulas de Estudo Acompanhado, das obras Os Duendes, pelas turmas do 5.º ano, e Janela, pelas turmas  dos 6.º e 7.º anos;
  • Distribuição pelo chão da EB2 de pés que caminhavam em direção às estantes com a inscrição de frases sobre livros de autores consagrados;
  • Exposição de livros suspensos no teto da biblioteca da escoba EB2;
  • Realização da Feira, em colaboração com a Biblioteca Municipal. 


Maio, o Mês do Coração

     Maio é o Mês do Coração, efeméride anual que pretende sensibilizar as pessoas para as doenças cardiovasculares.

     O coração, esse delicado e simultaneamente resistente órgão humano, é o principal aliado de uma vida saudável e longa, se cuidarmos devidamente dele. Os hábitos das sociedades modernas, pautadas pela má alimentação, sedentarismo, stress e falta de exercício físico, acentuam o surgimento de patologias cardiovasculares, mais ou menos graves.
     A má alimentação durante a gravidez pode ainda conduzir, em determinados casos, a más formações congénitas que poderão obrigar a intervenções cirúrgicas no bebé, a fim de o salvar.
     Todavia, muitas das doenças cardíacas, ao invés de congénitas, são adquiridas durante a vida, devido a maus hábitos alimentares, emocionais e físicos ou, ainda, a fatores hereditários.