terça-feira, 10 de abril de 2012

Desafio do mês de março - Solução


Pitágoras de Samos (em grego antigo Πυθαγόρας Σάμιος) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 a.C. ou 496 a.C.
A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois a mãe, ao consultar a pitonisa, soube que a criança seria um ser excecional.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada, em sua homenagem, de pitagórica. Teve como sua principal mestra a filósofa e matemática Temstocléia.
Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por relações matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contém as ideias de ordem, de correspondência e de beleza. Nessa cosmovisão também concluíram que a Terra é esférica, estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos chegaram até a falar da rotação da Terra sobre o eixo, mas a maior descoberta de Pitágoras ou dos seus discípulos (já que há obscuridades em torno do pitagorismo, devido ao caráter esotérico e secreto da escola) deu-se no domínio da geometria e refere-se às relações entre os lados do triângulo retângulo. A descoberta foi enunciada no teorema de Pitágoras.
          Pitágoras foi expulso de Crotona e passou a morar em Metaponto, onde morreu, provavelmente em 496 a.C. ou 497 a.C..

Trabalhos executados com materiais reciclados

     Na BE da Escola Secundária, os alunos das turmas do oitavo ano expuseram os trabalhos elaborados nas aulas de Educação Visual.
     Esses trabalhos, alusivos à Páscoa, foram feitos com materiais reciclados. Os utilizadores da BE ficaram maravilhados com os trabalhos expostos. Pela amostra que deixamos, é fácil perceber porquê.

Origami e Kusudama

     Foram expostos na BE da escola secundária belíssimos trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A e B dos oitavos anos na disciplina de Educação Visual, usando as técnicas Chigami e Kusudama.